sábado, 14 de março de 2009

Rosa Amélia - Peixeira do Povo

Fotografia: Paulo Dâmaso Rosa Amélia deve fazer inveja a muita gente. De facto esta mulher - como ela costuma dizer - “Sou Buarqueira… Sou uma Mulher do Povo” onde vai ou onde está, tem sempre colado a si o nome da Figueira da Foz. Mulher de sucesso a todos os níveis, é talvez a pessoa que mais promove o nome da nossa cidade. Sabe melhor que ninguém puxar a brasa á sua sardinha. Quando toca a bairrismo a puxar por aquilo que é seu, neste caso, a cidade que ela adora, fá-lo como ninguém. Onde aparece é logo conhecida como a peixeira da Figueira da Foz.

6 comentários:

  1. Rosa querida...conhecer-te é um previlégio, ter a sua amizade é indescritível!!Fiquei tão emocionada...pois também amo Buarcos, Terra que escolhi não só pelas raízes mas pelo chamado do coração.Você com certeza é o maior ícone desse lugar tão especial.Quem vai a Buarcos precisa ter o prazer de te ver.Parabéns ..vc é linda, em todos os sentidos .Te adoramos,Michelle, Léo e Nico.(Reino Unido)

    ResponderEliminar
  2. Querida Rosa Amélia, desde os idos anos 70 em Coimbra, onde te conheci enquanto estudante, (andavas à época na labuta diária da venda, desde a baixa proletária à aristocracia do Penedo da Saudade), que nunca mais deixei de te admirar e acompanhar ao longo da vida, uma vez que o nosso percurso profissional acabou por se tocar quer na cidade de Leiria (pequeno almoço no bar da BP na Nacional 1) quer mais tarde em Lisboa, onde tantas vezes me recebeste com carinho na Marisqueira Salimar na Av. Almirante Reis. Pelo tua autenticidade, pelo caracter, pela verticalidade de ser e saber ser, pelo contributo para o enaltecimento da nossa terra, bem haja por existires e por seres quem és. Um beijo muito grande do amigo João Saltão.

    P.S.

    Deixo-te aqui o endereço do meu blog como repositório das evasões de um buarcosense.

    http://www.lusitaneaexpresso.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. espectáculo! :D


    e eu que só soube quem ela era há umas semanas, sou a desgraça da figueira eh eh :P

    Raquel

    ResponderEliminar
  4. Perguntaram-me uma vez se a minha mãe era para mim um símbolo da Figueira,e eu respondi: não, para mim é e será sempre SÓ a minha MÃE,a AVÓ da minha filha e entre esta a pessoa que mais amo no mundo.Obrigado por existires e que DEUS te preserve muitos anos, junto de todos os que gostam de ti.

    ResponderEliminar
  5. Perguntaram-me um dia se a minha MÃE era um símbolo da Figueira para mim,e eu respndi:não, para mim é, e será sempre SÓ,a minha MAE,AVÓ da minha filha e um símbolo do meu coração.Obrigado por existires e que DEUS te preserve muito tempo junto dos que gostam de ti.Este comentário só e só demonstra o orgulho que tenho de seres minha MÃE.

    ResponderEliminar
  6. ROSA AMELIA.
    HESISTEM PESSOAS NO MUNDO QUE MESMO NAO AS CONHECENDO JULGAMOS SEREM MT PARECIDAS CONNOSCO.TU ÉS UMA DELAS.LUTADORAS MULHERES DE FERRO...SO QUE A TUA SORTE FOI OURO A MINHA FOI...RESIDUOS DE LIXO...

    ResponderEliminar